Formato: Oxford debate
Moção: Os cientistas não devem envolver-se em investigação militar.
Oxford debate - Estrutura
- Introdução JVM 20-30 m
- Opening statement (representante do grupo "Em defesa da moção") - 3/5 m
- Opening statement (representante do grupo "Contra a moção") - 3/5 m
- Debate - 120 m
- Closing statement (representante do grupo "Em defesa da moção")- 3/5 m
- Closing statement (representante do grupo "Contra a moção") - 3/5 m
- Conclusão JVM - 5 m
- Votação final
Informação sobre Oxford debates: http://en.wikipedia.org/wiki/Oxford_Union
Em defesa da moção
Equipa A
44268 Aida Mariana Ramos Vieira Silva
43845 Ana Patrícia Marques Ventura
44253 Ana Rita de Heaton Ayres Ponce
12495 Carina Raquel Torrão Correia
45545 Elsa Cristina Farracho Florêncio
Equipa B
45945 Hugo Miguel Oliveira
44298 Luís António Valentim Barbosa
45556 Maria Catarina Ferreira do Espírito Santo
43928 Patrícia Miguel Marques Pires
45546 Sara Teixeira Saraiva
Equipa C
43966 Ana Inês Jones Manteigas Domingues
44047 Ana Rita Carvalho Antunes Franco
44128 Andreia Filipa Martins Cristóvão Pinto Reis
44221 Carla Alexandra Vilhena dos Santos Almeida
40925 Emiliano João C. Fernandes Pinto
Equipa D
45938 Joana São José Dias Amaral
44313 Maria Adelina da Silva Machado
44015 Nuno Miguel Passarinho Trindade
44115 Rita Isabel Pedro Aroeira
43105 Teresa G. P. Sequeira Carlos L. Nogueira
Bibliografia
Code of Ethics for Scientists, Upsala (1984)
http://www.codex.uu.se/en/texts/Uppsala%20codex.pdf
Science and War por Brian Martin
Publicado como capítulo de "Science Research in Australia: Who Benefits?", Arthur Birch (editor), Camberra, 1983, pp. 101-108
http://www.bmartin.cc/pubs/83Birch.html
Albert Einstein e pacifismo - Site da Peace Pledge Union: http://www.ppu.org.uk/learn/infodocs/people/pp-einstein.html#young
Military Research: Ethics, Values and Academic Freedom por M.A. Hersh - https://docs.google.com/document/d/1-rNKufHuMz8tf0efqEWXwVFDYWYUjHr9TQiBXGfbTT0/edit
Studies of Military R&D and Weapons Development (Federation of American Scientists)
Introduction - The Role of Scientific Research in Weapon Development: What is Military R&D and How Does It Work? - http://www.fas.org/man/eprint/leitenberg/intro.pdf
Appendix: 2004 Study on Offensive/Defensive Distinctions in BW R&D - http://www.fas.org/man/eprint/leitenberg/off-def.pdf
The Making of the Atomic Bomb (livro)
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Making_of_the_Atomic_Bomb
Diapositivos usados nas aulas: https://drive.google.com/open?id=1QRxEwKjV2yk3sLpRr2CSs7HYqjhuKddkKOyyxVeXw24&authuser=0\\
Argumentos a favor e contra a Moção usados nas aulas: https://drive.google.com/open?id=1CeBR6IiOxyUAA6inYBY3tulIaCViUkb6pl201d_eTyY&authuser=0
Bom dia. Tal como referi na 1ª sessão do seminário, aguardo ainda a autorização formal da FCSH para o re-ingresso no mestrado e como tal ainda não me foi possível fazer a inscrição, logo, o meu nome não constará da lista de alunos . Partindo do pressuposto que é essa a razão de não me encontrar em nenhuma das listas mencionadas no post, agradeço que, na medida em que tal for possível, me incluam numa equipa de forma a que eu possa participar no debate. Desde já agradecendo, Pedro Rebelo
ResponderEliminar